sexta-feira, 17 de dezembro de 2010


DESEJAMOS A TODOS
UM FELIZ NATAL
E UMAS BOAS FÉRIAS.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tia Anica de Loulé

E, a pedido da June Gallagher, aqui fica a canção "Tia Anica de Loulé".

Lisboa menina e moça


No Castelo ponho um cotovelo
Em Alfama descanso o olhar
E assim desfaço o novelo
De azul e mar

À Ribeira encosto a cabeça
Almofada da cama do Tejo
Com lençóis bordados à pressa
Na cambraia de um beijo

Lisboa menina e moça, menina
Da luz que os meus olhos vêem, tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura

Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

No Terreiro eu passo por ti
Mas na Graça, eu vejo-te nua
Quando um pombo te olha sorri
És mulher da rua

E no bairro mais alto do sonho
Ponho o fado que soube inventar
Aguardente de vida e medronho
Que me faz cantar
Lisboa menina e moça, menina
Da luz que os meus olhos vêem, tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura
Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

Lisboa do meu amor, deitada
Cidade por minhas mãos despida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

Ary dos Santos, Paulo de Carvalho


Lisboa, a magnífica


O Sol nasce
No sítio do costume
E crescem prédios
Em lugares sem nome

No Bloco C
Na Rua H
No 2º andar
Dizemos adeus
Até ao jantar

Adeus
Lá vou eu
Já o sol vai alto
Eu vivo em Lisboa
A Magnífica

Sem me lembrar
De ti eu vivo
Em Lisboa
A Magnífica
Lisboa, a Magnífica

Xutos e Pontapés

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bairros e moradas

Continuamos com as nossas aulas sobre a habitação. Na aula de hoje, falamos de "Bairros e Moradas".

Ser solidário


Neste Natal, JUNTOS, podemos fazer SORRISOS!

Consciente das dificuldades dos mais carenciados, o Agrupamento Vertical de Escolas de Moncarapacho está a organizar uma campanha de recolha de brinquedos, livros, material escolar, vestuário de adulto e criança, roupas de cama e alimentos.
A recolha vai fazer-se no PBX da EB 2,3 Dr. António João Eusébio durante o seu horário de funcionamento, das 8.00 às 22.00.
Todo o material recolhido vai ser seleccionado para, depois, ser entregue a famílias com dificuldades da comunidade educativa e ao Centro de Apoio aos Sem-abrigo de Faro (C.A.S.A).
A sua ajuda pode fazer ser importante!

NESTE NATAL, AJUDA-NOS A FAZER SORRISOS?

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito


Para relembrar tempos passados ou contar o que fizeram no fim de semana, os alunos ficaram a conhecer alguns verbos no Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito. Para melhorar a sua aprendizagem, ficam aqui alguns exercícios.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Eu quero, eu faço ... - Verbos irregulares no Presente do Indicativo



Aqui ficam alguns exercícios para o treino do uso do Presente do Indicativo. Cliquem no EXERCÍCIO e... bom trabalho!



O chat do curso


Olá a todos! Para poderem praticar o vosso português temos uma nova ferramenta no blogue: um chat! Podem conversar entre colegas e usar a língua portuguesa. O chat está na parte esquerda da página do blogue. Não se esqueçam de uma coisa importante! Para conversar é preciso, primeiro, fazer o registo.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O Natal pela Europa fora...

O Natal na Holanda

O Natal na Holanda é uma festa de dois dias. O primeiro dia é só para a família (pai, mãe, filhos e não outros). O segundo dia é para todas as visitas. O primeiro dia começa com uma missa à meia noite, depois come-se um pouco e vamos dormir.
Na sala de estar, as pessoas decoram uma árvore de Natal com as lâmpadas, as bolas de Natal e muitas outras coisas.


Conrad Aalbregt e Leida Aalbregt-Graus
eeeeee


Na minha família, celebrávamos o Natal de uma maneira muito simples. Tínhamos sempre uma árvore de Natal com decoração e velas reais. Acender as velas era uma coisa delicada, porque havia o perigo do fogo. Por isso, tínhamos sempre um balde de água ao lado. Na noite de Natal, no dia 24, sentávamo-nos som toda a família em frente da árvore de Natal, acendíamos as velas e cantávamos cânticos de Natal. O ponto alto da noite era quando a minha mãe lia uma história. Não sobre Jesus, mas uma história sobre sofrimento e compaixão e como podemos melhorar o mundo. Às vezes, precisávamos de chorar porque era uma história muito comovente.


Look Hulshoff 

eeeeee

O Natal na Bélgica

As festas de Natal na Bélgica começam com o São Nicolau, o santo padroeiro dos estudantes, no dia seis de Dezembro. A partir desta data, as casa são decoradas com azevinho e grinaldas. Em cada praça principal, crescem chalés de madeira que emitem odores de vinho quente com canela e produtos regionais. Os menús de Natal variam conforma as regiões, mas muitas vezes, encontramos veado, perú, avestruz, canguru e javali.  A especialidade do sul é a salsicha verde "boudin vert" acompanhada com couve. também se comem "cougnous", que é o menino Jesus em forma de bolo com sultanas e açúcar. O sabor é igual ao do pão de leite.

Boas Festas 

Muriel Schellens 
 

         
Cougnous
 

Boudin vert de Noël

eeeeee
Tradições de Natal na Suécia 

O Natal começa no primeiro domingo do Advento (quatro domingos antes do 24 de Dezembro). Por isso, existe o candelabro com quatro velas. Na primeira linha, a primeira vela é acesa no café da manhã. Em geral, de seguida, vai-se à igreja este e os seguintes domingos. No segundo domingo, acende-se a segunda vela e assim em diante até à quarta vela. Na vista lateral, o candelabro parece uma escada. 


No décimo terceiro dia de Dezembro, comemora-se Santa Lúcia vestida de branco, que usa uma coroa com velas, seguida de raparigas e rapazes, cada qual com uma vela na mão. Isso ocorre na família, mas todas as cidades têm uma procissão em que Lúcia visita asilos, hospitais, associações e empresas.


O vigésimo terceiro dia é o resto da viagem até à noite. É quando se decora a ávore de Natal e se escreve uma carta com rimas.
O vigésimo quarto dia é a véspera de Natal. No Natal tradicional, come-se pão submerso no caldo após a cozedura do presunto de porco, feijão, almôndegas, salsicha em conserva, arenques, queijos frecos e bebidas de diferentes variedades. A refeição continua com peixe e batatas cozidas barella em molho branco. De seguida, quando você está saturado, é servido pudim de arroz. Para beber é "Mumma" (Porter + cerveja + limonada), cerveja caseira, limonada, bebida junipero (zimbro).
A seguir, um breve descanso ou programa de Walt Disney no Natal na TV.
No final da tarde, é a visita do Pai Natal. Muitas vezes, é o pai da família que deve sair para comprar um jornal e vestir-se de Pai Natal. Ele dá os presentes, desejando um feliz Natal e deve continuar, porque ele tem tanta coisa para fazer hoje. As crianças a brincar e os adultos a relaxar. Pode haver alguma bebida também.


No vigésimo quinto dia, o dia começa às 5 ou 6 da manhã. Depende da igreja a que você vai.
O dia de Natal é um dia tradicionalmente calmo. Antes não se podia jogar ou brincar; apenas ler ou ir fazer caminhadas. Agora é muito mais agradável. Podemos naturalmente continuar a comer a um ritmo sustentável.
No vigésimo dia, é o "Boxing Day". É o último feriado para comer; ainda é Natal (terminará ele algum dia?). E além disso, há o jogo da leitura e eventualmente ir à igreja à noite.
O fim do Natal é no dia de S. Knut. As pessoas dançam à volta da árvore de Natal e depois deita-se fora a árvore. Jogar a árvore de Natal é literalmente abrir uma janela e jogar fora a árvore. Este é o décimo terceiro dia de Janeiro.

Klas Roos

eeeeee

O Natal na França

Uma história de Natal na minha família

Meus avós chamam-se Marie-Estelle e Joseph. Eles tinham já três filhas e na quarta gravidez esperavam que seja uma filha a nascer.
No dia 24 de Dezembro, às onze horas da noite, seu desejo realiza-se. Meu avô foi á igreja e fez tocar os sinos.
Ninguém acreditava que era verdade. Um pequeno Jesus nasceu: meu pai, que se chama Jean-Noël.
Na sua família, meu pai é sempre o pequeno Jesus!


 Violaine Roussies

eeeeee

O Natal na Alemanha

Geralmente, a maioria não quem que trabalhar de 24 a 26 de Dezembro.
No dia 24 às quatro horas da tarde, todas as pessoas da família encontram-se.
Na nossa família, encontramo-nos com os nossos pais e irmãos. Inicialmente comemos uma grande refeição. Há entradas (saladas, sopas, etc.). parto principal (coelho, bolinhas cozidas "Kartoffelknodel", batatas e legumes) e muitas sobremesas (pudim, bolos, flan).
Depois, com um cântico de Natal, há os presentes debaixo da árvore de Natal.


Feliz Natal

Iris Lucht
eeeeee

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ceias do Mundo

Estamos a preparar a exposição de Natal. Para vos abrir o apetite, aqui ficam as receitas mais tradicionais da época natalícia, nos nossos países.

"Borstplaat"


Ingredientes:
250 g de açúcar
5 gr de manteiga
75 ml de natas

Como fazer:
Misture todos os ingredientes. Ponha ao lume até se disolver tudo. Continue a mexer. Deixe cozer durante dois minutos. Ponha em pequenas formas e deixe secar.

Robert Swarte

********************
 
“Kransekake”, um bolo muito apreciado na Noruega.



Ingredientes para 18 círculos:
500 g de amêndoas
500 g de acúcar cristal
4 claras de ovo

O vidrado:
1/2 clara de ovo
1,25 decilitro acúcar cristal
Meio colher de chá de sumo de limão ou essência de rum

Preparação:
Moa as amêndoas. Primeiro pode escaldar a metade. Peneire o acúcar cristal e misture as claras até ter uma massa conveniente. A massa deve repousar até ao dia seguinte. Rebole a massa até à grossura dum dedo e ponha ela numas formas depois de lubrificadas. Ponha as formas em tabuleiros e coza no forno durante 10 minutos. Arrefeça completamente antes de retirar os circulos. Encha um cartucho de papel com o vidrado de acúcar e deite o em cima dos circulos, em riscos de ziguezague. Vai funcionar à maneira de uma cola. Comemce com o circulo maior e ponha os circulos um por um. O círculo mais pequeno vai no topo.
Pode decorar com bandeiras e firecrackers (foguetes).
Precisa de formas especiais para fazer este bolo.

Öistein Lovoll
********************


"Oliebollen"



Ingredientes:

250 g de farinha
azeite
2 gr de sal
20 gr de fermento
2,5 dl de leite tépido
50 gr de sultanas
50 gr de passas
50 gr de açúcar
½ l de sumo de limão

Preparação:
Misture o fermento com leite tépido.
Faça uma mistura de farinha, leite, sultanas, passas, sal e sumo de limão.
Deixe levadar durante uma hora.
Antes de fritar, aqueça o azeite até 180 graus.
Pegue em duas colheres e faça pequenas bolas com a massa.
Frite as bolas no azeite durante cinco ou seis minutos.
Coloque as bolas já preparadas no papel higiénico e ensope-as.

BOM APETITE!

Koba e Meinko De Boer

********************

"Pepparkakor"



Ingredientes:
350 gramas de manteiga
400 gramas de açúcar
300 gramas melaço
2 colheres de sopa de canela
2 colheres de gengibre
1 colhere de chá de cravo
4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/4 litro de farinha

O que fazer?
Derreta a manteiga. Junte o xarope de açúcar. Misture todos os ingredientes, excepto o bicarbonato de sódio e deixe-os ferver suavemente alguns minutos.
Deixe a massa descançar durante a noite. Estenda a massa bem fina e corte em formas diferentes.
Coloque num tabuleiro de chapa e leve ao forno a 225 graus durante cerca de 5 minutos.

DELICIOSO!

Tomas e Lotta Eriksson

********************

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Dia de Santa Lúcia na Suécia

Na Suécia, comemoramos o Dia de Santa Lúcia a 13 de Dezembro.
Santa Lúcia era a santa padroeira de Siracusa, na Sicilia, que morreu  no ano 300 depois de Cristo.
Lúcia traz a luz à escuridão do Inverno. Ela está vestida com uma camisola branca comprida e usa uma coroa com velas no seu cabelo.
Juntamente com Lúcia, vão outras meninas vestidas de branco e os meninos, que levam uma vela na mão.
Eles caminham e cantam a canção de Lúcia. Às vezes, eles oferecem café, pão e bolos com açafrâo.
Nós pensamos que a tradicâo de Santa Lúcia é muito bonita e acolhedora na escuridâo do inverno nórdico.


Lotta & Tomas Eriksson

O Natal na Suécia

As festas de Natal na Suécia começam com o Advento, quatro domingos antes do Natal. Temos também, no dia treze de Dezembro, a festa de Santa Lúcia - a festa da luz. Segundo a lenda, a Santa Lúcia foi a padroeira de Siracusa em Itália. A festa de Santa Lúcia não é uma festa religiosa.
De manhã, muito cedo, a noiva Lúcia vem com as raparigas (damas de honor) e rapazes vestidos com roupa branca e uma luz no cabelo. Eles servem café com bolos de açafrão, "lussekatter".
Na véspera de Natal, no dia vinte e quatro de Dezembro, os suecos comem "Julbord", a mesa de Natal. Ali há: "glögg" (vinho quente temperado com canela, gengibre, cravinho e casca de laranjeira), frutos secos, maçã, chocolate e biscoitos de gengibre. Há "sill" (arenque em molhos diferentes), "lutfisk (bacalhau com molho de natas), salmão fumado e curado e "kottbullar" (almôndegas de carne).
Temos saladas diferentes com beterraba e batata cozida. A sobremesa é "ris à La Malta", um doce de arroz com amêndoas e tangerinas.
Depois do jantar, o Pai Natal vem com os presentes de Natal num saco grande, ou os presentes ficam debaixo da árvore.
Antigamente, as pessoas iam à floresta e serravam uma árvore. Agora, as pessoas compram árvores e, às vezes, árvores artificiais. Adornam com bolas e luzes brilhantes.
No dia de Natal, há uma Missa de Natal muito cedo de manhã, às sete, sete e meia.
O prato principal do dia de Natal é o fiambre curado com sal e açúcar, que, presentemente, já há pronto no talho.


Julbord

Inge e Kent Ringborn

O Natal na Noruega

O Natal é a festa mais importante na Noruega. O fundamento religioso da festa ainda é importante, mas hoje muitas pessoas não participam nas actividades da igreja.
É uma festa da famiíia, mas antes de mais das criancas. A véspera de Natal é o dia mais importante. O Natal começa às 17 horas deste dia. Jantamos comida tradicional no Natal, diferente nas várias regiões do país. A norte, as pessoas comem bacalhau fresco cozinhado, a oeste, costela e costeleta salgada de ovelha. A este, comem costeleta de porco assada, muito gorda.
Depois do jantar, juntamo-nos em volta da árvore de Natal e cantamos cânticos de Natal. Finalmente, fazemos o que as criancas esperam: a distribuição dos presentes de Natal. Em famílias com criancas traz o próprio Pai Natal os presents.
Há bolos, refrescos e café toda a noite.
Quase sempre, há neve no Natal. Nos dias de Natal, as criancas experimentam os seus presentes, por exemplo esquis e patins novos.


Øistein Løvoll