sábado, 4 de dezembro de 2010

O Natal pela Europa fora...

O Natal na Holanda

O Natal na Holanda é uma festa de dois dias. O primeiro dia é só para a família (pai, mãe, filhos e não outros). O segundo dia é para todas as visitas. O primeiro dia começa com uma missa à meia noite, depois come-se um pouco e vamos dormir.
Na sala de estar, as pessoas decoram uma árvore de Natal com as lâmpadas, as bolas de Natal e muitas outras coisas.


Conrad Aalbregt e Leida Aalbregt-Graus
eeeeee


Na minha família, celebrávamos o Natal de uma maneira muito simples. Tínhamos sempre uma árvore de Natal com decoração e velas reais. Acender as velas era uma coisa delicada, porque havia o perigo do fogo. Por isso, tínhamos sempre um balde de água ao lado. Na noite de Natal, no dia 24, sentávamo-nos som toda a família em frente da árvore de Natal, acendíamos as velas e cantávamos cânticos de Natal. O ponto alto da noite era quando a minha mãe lia uma história. Não sobre Jesus, mas uma história sobre sofrimento e compaixão e como podemos melhorar o mundo. Às vezes, precisávamos de chorar porque era uma história muito comovente.


Look Hulshoff 

eeeeee

O Natal na Bélgica

As festas de Natal na Bélgica começam com o São Nicolau, o santo padroeiro dos estudantes, no dia seis de Dezembro. A partir desta data, as casa são decoradas com azevinho e grinaldas. Em cada praça principal, crescem chalés de madeira que emitem odores de vinho quente com canela e produtos regionais. Os menús de Natal variam conforma as regiões, mas muitas vezes, encontramos veado, perú, avestruz, canguru e javali.  A especialidade do sul é a salsicha verde "boudin vert" acompanhada com couve. também se comem "cougnous", que é o menino Jesus em forma de bolo com sultanas e açúcar. O sabor é igual ao do pão de leite.

Boas Festas 

Muriel Schellens 
 

         
Cougnous
 

Boudin vert de Noël

eeeeee
Tradições de Natal na Suécia 

O Natal começa no primeiro domingo do Advento (quatro domingos antes do 24 de Dezembro). Por isso, existe o candelabro com quatro velas. Na primeira linha, a primeira vela é acesa no café da manhã. Em geral, de seguida, vai-se à igreja este e os seguintes domingos. No segundo domingo, acende-se a segunda vela e assim em diante até à quarta vela. Na vista lateral, o candelabro parece uma escada. 


No décimo terceiro dia de Dezembro, comemora-se Santa Lúcia vestida de branco, que usa uma coroa com velas, seguida de raparigas e rapazes, cada qual com uma vela na mão. Isso ocorre na família, mas todas as cidades têm uma procissão em que Lúcia visita asilos, hospitais, associações e empresas.


O vigésimo terceiro dia é o resto da viagem até à noite. É quando se decora a ávore de Natal e se escreve uma carta com rimas.
O vigésimo quarto dia é a véspera de Natal. No Natal tradicional, come-se pão submerso no caldo após a cozedura do presunto de porco, feijão, almôndegas, salsicha em conserva, arenques, queijos frecos e bebidas de diferentes variedades. A refeição continua com peixe e batatas cozidas barella em molho branco. De seguida, quando você está saturado, é servido pudim de arroz. Para beber é "Mumma" (Porter + cerveja + limonada), cerveja caseira, limonada, bebida junipero (zimbro).
A seguir, um breve descanso ou programa de Walt Disney no Natal na TV.
No final da tarde, é a visita do Pai Natal. Muitas vezes, é o pai da família que deve sair para comprar um jornal e vestir-se de Pai Natal. Ele dá os presentes, desejando um feliz Natal e deve continuar, porque ele tem tanta coisa para fazer hoje. As crianças a brincar e os adultos a relaxar. Pode haver alguma bebida também.


No vigésimo quinto dia, o dia começa às 5 ou 6 da manhã. Depende da igreja a que você vai.
O dia de Natal é um dia tradicionalmente calmo. Antes não se podia jogar ou brincar; apenas ler ou ir fazer caminhadas. Agora é muito mais agradável. Podemos naturalmente continuar a comer a um ritmo sustentável.
No vigésimo dia, é o "Boxing Day". É o último feriado para comer; ainda é Natal (terminará ele algum dia?). E além disso, há o jogo da leitura e eventualmente ir à igreja à noite.
O fim do Natal é no dia de S. Knut. As pessoas dançam à volta da árvore de Natal e depois deita-se fora a árvore. Jogar a árvore de Natal é literalmente abrir uma janela e jogar fora a árvore. Este é o décimo terceiro dia de Janeiro.

Klas Roos

eeeeee

O Natal na França

Uma história de Natal na minha família

Meus avós chamam-se Marie-Estelle e Joseph. Eles tinham já três filhas e na quarta gravidez esperavam que seja uma filha a nascer.
No dia 24 de Dezembro, às onze horas da noite, seu desejo realiza-se. Meu avô foi á igreja e fez tocar os sinos.
Ninguém acreditava que era verdade. Um pequeno Jesus nasceu: meu pai, que se chama Jean-Noël.
Na sua família, meu pai é sempre o pequeno Jesus!


 Violaine Roussies

eeeeee

O Natal na Alemanha

Geralmente, a maioria não quem que trabalhar de 24 a 26 de Dezembro.
No dia 24 às quatro horas da tarde, todas as pessoas da família encontram-se.
Na nossa família, encontramo-nos com os nossos pais e irmãos. Inicialmente comemos uma grande refeição. Há entradas (saladas, sopas, etc.). parto principal (coelho, bolinhas cozidas "Kartoffelknodel", batatas e legumes) e muitas sobremesas (pudim, bolos, flan).
Depois, com um cântico de Natal, há os presentes debaixo da árvore de Natal.


Feliz Natal

Iris Lucht
eeeeee

Sem comentários:

Enviar um comentário