sexta-feira, 17 de dezembro de 2010


DESEJAMOS A TODOS
UM FELIZ NATAL
E UMAS BOAS FÉRIAS.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tia Anica de Loulé

E, a pedido da June Gallagher, aqui fica a canção "Tia Anica de Loulé".

Lisboa menina e moça


No Castelo ponho um cotovelo
Em Alfama descanso o olhar
E assim desfaço o novelo
De azul e mar

À Ribeira encosto a cabeça
Almofada da cama do Tejo
Com lençóis bordados à pressa
Na cambraia de um beijo

Lisboa menina e moça, menina
Da luz que os meus olhos vêem, tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura

Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

No Terreiro eu passo por ti
Mas na Graça, eu vejo-te nua
Quando um pombo te olha sorri
És mulher da rua

E no bairro mais alto do sonho
Ponho o fado que soube inventar
Aguardente de vida e medronho
Que me faz cantar
Lisboa menina e moça, menina
Da luz que os meus olhos vêem, tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura
Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

Lisboa do meu amor, deitada
Cidade por minhas mãos despida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

Ary dos Santos, Paulo de Carvalho


Lisboa, a magnífica


O Sol nasce
No sítio do costume
E crescem prédios
Em lugares sem nome

No Bloco C
Na Rua H
No 2º andar
Dizemos adeus
Até ao jantar

Adeus
Lá vou eu
Já o sol vai alto
Eu vivo em Lisboa
A Magnífica

Sem me lembrar
De ti eu vivo
Em Lisboa
A Magnífica
Lisboa, a Magnífica

Xutos e Pontapés

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bairros e moradas

Continuamos com as nossas aulas sobre a habitação. Na aula de hoje, falamos de "Bairros e Moradas".

Ser solidário


Neste Natal, JUNTOS, podemos fazer SORRISOS!

Consciente das dificuldades dos mais carenciados, o Agrupamento Vertical de Escolas de Moncarapacho está a organizar uma campanha de recolha de brinquedos, livros, material escolar, vestuário de adulto e criança, roupas de cama e alimentos.
A recolha vai fazer-se no PBX da EB 2,3 Dr. António João Eusébio durante o seu horário de funcionamento, das 8.00 às 22.00.
Todo o material recolhido vai ser seleccionado para, depois, ser entregue a famílias com dificuldades da comunidade educativa e ao Centro de Apoio aos Sem-abrigo de Faro (C.A.S.A).
A sua ajuda pode fazer ser importante!

NESTE NATAL, AJUDA-NOS A FAZER SORRISOS?

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito


Para relembrar tempos passados ou contar o que fizeram no fim de semana, os alunos ficaram a conhecer alguns verbos no Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito. Para melhorar a sua aprendizagem, ficam aqui alguns exercícios.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Eu quero, eu faço ... - Verbos irregulares no Presente do Indicativo



Aqui ficam alguns exercícios para o treino do uso do Presente do Indicativo. Cliquem no EXERCÍCIO e... bom trabalho!



O chat do curso


Olá a todos! Para poderem praticar o vosso português temos uma nova ferramenta no blogue: um chat! Podem conversar entre colegas e usar a língua portuguesa. O chat está na parte esquerda da página do blogue. Não se esqueçam de uma coisa importante! Para conversar é preciso, primeiro, fazer o registo.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O Natal pela Europa fora...

O Natal na Holanda

O Natal na Holanda é uma festa de dois dias. O primeiro dia é só para a família (pai, mãe, filhos e não outros). O segundo dia é para todas as visitas. O primeiro dia começa com uma missa à meia noite, depois come-se um pouco e vamos dormir.
Na sala de estar, as pessoas decoram uma árvore de Natal com as lâmpadas, as bolas de Natal e muitas outras coisas.


Conrad Aalbregt e Leida Aalbregt-Graus
eeeeee


Na minha família, celebrávamos o Natal de uma maneira muito simples. Tínhamos sempre uma árvore de Natal com decoração e velas reais. Acender as velas era uma coisa delicada, porque havia o perigo do fogo. Por isso, tínhamos sempre um balde de água ao lado. Na noite de Natal, no dia 24, sentávamo-nos som toda a família em frente da árvore de Natal, acendíamos as velas e cantávamos cânticos de Natal. O ponto alto da noite era quando a minha mãe lia uma história. Não sobre Jesus, mas uma história sobre sofrimento e compaixão e como podemos melhorar o mundo. Às vezes, precisávamos de chorar porque era uma história muito comovente.


Look Hulshoff 

eeeeee

O Natal na Bélgica

As festas de Natal na Bélgica começam com o São Nicolau, o santo padroeiro dos estudantes, no dia seis de Dezembro. A partir desta data, as casa são decoradas com azevinho e grinaldas. Em cada praça principal, crescem chalés de madeira que emitem odores de vinho quente com canela e produtos regionais. Os menús de Natal variam conforma as regiões, mas muitas vezes, encontramos veado, perú, avestruz, canguru e javali.  A especialidade do sul é a salsicha verde "boudin vert" acompanhada com couve. também se comem "cougnous", que é o menino Jesus em forma de bolo com sultanas e açúcar. O sabor é igual ao do pão de leite.

Boas Festas 

Muriel Schellens 
 

         
Cougnous
 

Boudin vert de Noël

eeeeee
Tradições de Natal na Suécia 

O Natal começa no primeiro domingo do Advento (quatro domingos antes do 24 de Dezembro). Por isso, existe o candelabro com quatro velas. Na primeira linha, a primeira vela é acesa no café da manhã. Em geral, de seguida, vai-se à igreja este e os seguintes domingos. No segundo domingo, acende-se a segunda vela e assim em diante até à quarta vela. Na vista lateral, o candelabro parece uma escada. 


No décimo terceiro dia de Dezembro, comemora-se Santa Lúcia vestida de branco, que usa uma coroa com velas, seguida de raparigas e rapazes, cada qual com uma vela na mão. Isso ocorre na família, mas todas as cidades têm uma procissão em que Lúcia visita asilos, hospitais, associações e empresas.


O vigésimo terceiro dia é o resto da viagem até à noite. É quando se decora a ávore de Natal e se escreve uma carta com rimas.
O vigésimo quarto dia é a véspera de Natal. No Natal tradicional, come-se pão submerso no caldo após a cozedura do presunto de porco, feijão, almôndegas, salsicha em conserva, arenques, queijos frecos e bebidas de diferentes variedades. A refeição continua com peixe e batatas cozidas barella em molho branco. De seguida, quando você está saturado, é servido pudim de arroz. Para beber é "Mumma" (Porter + cerveja + limonada), cerveja caseira, limonada, bebida junipero (zimbro).
A seguir, um breve descanso ou programa de Walt Disney no Natal na TV.
No final da tarde, é a visita do Pai Natal. Muitas vezes, é o pai da família que deve sair para comprar um jornal e vestir-se de Pai Natal. Ele dá os presentes, desejando um feliz Natal e deve continuar, porque ele tem tanta coisa para fazer hoje. As crianças a brincar e os adultos a relaxar. Pode haver alguma bebida também.


No vigésimo quinto dia, o dia começa às 5 ou 6 da manhã. Depende da igreja a que você vai.
O dia de Natal é um dia tradicionalmente calmo. Antes não se podia jogar ou brincar; apenas ler ou ir fazer caminhadas. Agora é muito mais agradável. Podemos naturalmente continuar a comer a um ritmo sustentável.
No vigésimo dia, é o "Boxing Day". É o último feriado para comer; ainda é Natal (terminará ele algum dia?). E além disso, há o jogo da leitura e eventualmente ir à igreja à noite.
O fim do Natal é no dia de S. Knut. As pessoas dançam à volta da árvore de Natal e depois deita-se fora a árvore. Jogar a árvore de Natal é literalmente abrir uma janela e jogar fora a árvore. Este é o décimo terceiro dia de Janeiro.

Klas Roos

eeeeee

O Natal na França

Uma história de Natal na minha família

Meus avós chamam-se Marie-Estelle e Joseph. Eles tinham já três filhas e na quarta gravidez esperavam que seja uma filha a nascer.
No dia 24 de Dezembro, às onze horas da noite, seu desejo realiza-se. Meu avô foi á igreja e fez tocar os sinos.
Ninguém acreditava que era verdade. Um pequeno Jesus nasceu: meu pai, que se chama Jean-Noël.
Na sua família, meu pai é sempre o pequeno Jesus!


 Violaine Roussies

eeeeee

O Natal na Alemanha

Geralmente, a maioria não quem que trabalhar de 24 a 26 de Dezembro.
No dia 24 às quatro horas da tarde, todas as pessoas da família encontram-se.
Na nossa família, encontramo-nos com os nossos pais e irmãos. Inicialmente comemos uma grande refeição. Há entradas (saladas, sopas, etc.). parto principal (coelho, bolinhas cozidas "Kartoffelknodel", batatas e legumes) e muitas sobremesas (pudim, bolos, flan).
Depois, com um cântico de Natal, há os presentes debaixo da árvore de Natal.


Feliz Natal

Iris Lucht
eeeeee

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ceias do Mundo

Estamos a preparar a exposição de Natal. Para vos abrir o apetite, aqui ficam as receitas mais tradicionais da época natalícia, nos nossos países.

"Borstplaat"


Ingredientes:
250 g de açúcar
5 gr de manteiga
75 ml de natas

Como fazer:
Misture todos os ingredientes. Ponha ao lume até se disolver tudo. Continue a mexer. Deixe cozer durante dois minutos. Ponha em pequenas formas e deixe secar.

Robert Swarte

********************
 
“Kransekake”, um bolo muito apreciado na Noruega.



Ingredientes para 18 círculos:
500 g de amêndoas
500 g de acúcar cristal
4 claras de ovo

O vidrado:
1/2 clara de ovo
1,25 decilitro acúcar cristal
Meio colher de chá de sumo de limão ou essência de rum

Preparação:
Moa as amêndoas. Primeiro pode escaldar a metade. Peneire o acúcar cristal e misture as claras até ter uma massa conveniente. A massa deve repousar até ao dia seguinte. Rebole a massa até à grossura dum dedo e ponha ela numas formas depois de lubrificadas. Ponha as formas em tabuleiros e coza no forno durante 10 minutos. Arrefeça completamente antes de retirar os circulos. Encha um cartucho de papel com o vidrado de acúcar e deite o em cima dos circulos, em riscos de ziguezague. Vai funcionar à maneira de uma cola. Comemce com o circulo maior e ponha os circulos um por um. O círculo mais pequeno vai no topo.
Pode decorar com bandeiras e firecrackers (foguetes).
Precisa de formas especiais para fazer este bolo.

Öistein Lovoll
********************


"Oliebollen"



Ingredientes:

250 g de farinha
azeite
2 gr de sal
20 gr de fermento
2,5 dl de leite tépido
50 gr de sultanas
50 gr de passas
50 gr de açúcar
½ l de sumo de limão

Preparação:
Misture o fermento com leite tépido.
Faça uma mistura de farinha, leite, sultanas, passas, sal e sumo de limão.
Deixe levadar durante uma hora.
Antes de fritar, aqueça o azeite até 180 graus.
Pegue em duas colheres e faça pequenas bolas com a massa.
Frite as bolas no azeite durante cinco ou seis minutos.
Coloque as bolas já preparadas no papel higiénico e ensope-as.

BOM APETITE!

Koba e Meinko De Boer

********************

"Pepparkakor"



Ingredientes:
350 gramas de manteiga
400 gramas de açúcar
300 gramas melaço
2 colheres de sopa de canela
2 colheres de gengibre
1 colhere de chá de cravo
4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/4 litro de farinha

O que fazer?
Derreta a manteiga. Junte o xarope de açúcar. Misture todos os ingredientes, excepto o bicarbonato de sódio e deixe-os ferver suavemente alguns minutos.
Deixe a massa descançar durante a noite. Estenda a massa bem fina e corte em formas diferentes.
Coloque num tabuleiro de chapa e leve ao forno a 225 graus durante cerca de 5 minutos.

DELICIOSO!

Tomas e Lotta Eriksson

********************

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Dia de Santa Lúcia na Suécia

Na Suécia, comemoramos o Dia de Santa Lúcia a 13 de Dezembro.
Santa Lúcia era a santa padroeira de Siracusa, na Sicilia, que morreu  no ano 300 depois de Cristo.
Lúcia traz a luz à escuridão do Inverno. Ela está vestida com uma camisola branca comprida e usa uma coroa com velas no seu cabelo.
Juntamente com Lúcia, vão outras meninas vestidas de branco e os meninos, que levam uma vela na mão.
Eles caminham e cantam a canção de Lúcia. Às vezes, eles oferecem café, pão e bolos com açafrâo.
Nós pensamos que a tradicâo de Santa Lúcia é muito bonita e acolhedora na escuridâo do inverno nórdico.


Lotta & Tomas Eriksson

O Natal na Suécia

As festas de Natal na Suécia começam com o Advento, quatro domingos antes do Natal. Temos também, no dia treze de Dezembro, a festa de Santa Lúcia - a festa da luz. Segundo a lenda, a Santa Lúcia foi a padroeira de Siracusa em Itália. A festa de Santa Lúcia não é uma festa religiosa.
De manhã, muito cedo, a noiva Lúcia vem com as raparigas (damas de honor) e rapazes vestidos com roupa branca e uma luz no cabelo. Eles servem café com bolos de açafrão, "lussekatter".
Na véspera de Natal, no dia vinte e quatro de Dezembro, os suecos comem "Julbord", a mesa de Natal. Ali há: "glögg" (vinho quente temperado com canela, gengibre, cravinho e casca de laranjeira), frutos secos, maçã, chocolate e biscoitos de gengibre. Há "sill" (arenque em molhos diferentes), "lutfisk (bacalhau com molho de natas), salmão fumado e curado e "kottbullar" (almôndegas de carne).
Temos saladas diferentes com beterraba e batata cozida. A sobremesa é "ris à La Malta", um doce de arroz com amêndoas e tangerinas.
Depois do jantar, o Pai Natal vem com os presentes de Natal num saco grande, ou os presentes ficam debaixo da árvore.
Antigamente, as pessoas iam à floresta e serravam uma árvore. Agora, as pessoas compram árvores e, às vezes, árvores artificiais. Adornam com bolas e luzes brilhantes.
No dia de Natal, há uma Missa de Natal muito cedo de manhã, às sete, sete e meia.
O prato principal do dia de Natal é o fiambre curado com sal e açúcar, que, presentemente, já há pronto no talho.


Julbord

Inge e Kent Ringborn

O Natal na Noruega

O Natal é a festa mais importante na Noruega. O fundamento religioso da festa ainda é importante, mas hoje muitas pessoas não participam nas actividades da igreja.
É uma festa da famiíia, mas antes de mais das criancas. A véspera de Natal é o dia mais importante. O Natal começa às 17 horas deste dia. Jantamos comida tradicional no Natal, diferente nas várias regiões do país. A norte, as pessoas comem bacalhau fresco cozinhado, a oeste, costela e costeleta salgada de ovelha. A este, comem costeleta de porco assada, muito gorda.
Depois do jantar, juntamo-nos em volta da árvore de Natal e cantamos cânticos de Natal. Finalmente, fazemos o que as criancas esperam: a distribuição dos presentes de Natal. Em famílias com criancas traz o próprio Pai Natal os presents.
Há bolos, refrescos e café toda a noite.
Quase sempre, há neve no Natal. Nos dias de Natal, as criancas experimentam os seus presentes, por exemplo esquis e patins novos.


Øistein Løvoll

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A todos um bom Natal


"A todos um bom Natal" é uma música bem portuguesa. O vídeo apresenta a letra. Assim, poderão compreender melhor a canção.

Vamos decorar as nossas casas?

E a propósito... já pensou em como vai decorar a sua casa?

O que quer para o Natal?

É verdade! O Natal está à porta. Vamos dar um passeio por esta época mágica?´

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Casa portuguesa, Amália Rodrigues



E aqui fica mais uma música bem portuguesa. Oiçam com atenção, pois há muitas palavras que se referem à casa. A seguir, encontram a letra da canção.

CASA PORTUGUESA

Numa casa portuguesa fica bem,
pão e vinho sobre a mesa.
e se à porta humildemente bate alguém,
senta-se à mesa co'a gente.

Fica bem esta franqueza, fica bem,
que o povo nunca desmente.
A alegria da pobreza
está nesta grande riqueza
de dar, e ficar contente.
Quatro paredes caiadas,
um cheirinho à alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo,
mais o sol da primavera...
uma promessa de beijos...
dois braços à minha espera...

É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!
No conforto pobrezinho do meu lar,
há fartura de carinho.
e a cortina da janela é o luar,
mais o sol que bate nela...

Basta pouco, poucochinho p'ra alegrar
uma existência singela...
É só amor, pão e vinho
e um caldo verde, verdinho
a fumegar na tigela.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho a alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
São José de azulejo
mais um sol de primavera...
uma promessa de beijos...
dois braços à minha espera...

É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

Poema de Reinaldo Ferreira

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A casa, de Vinicius de Moraes


A CASA

Era uma casa muito engraçada
Não tinha tecto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
na rua dos bobos numero zero
Vinicius de Moraes

Coisas da casa

Aqui fica um exercício de vocabulário relativo aos objectos que temos em casa.


Este ou aquele? II

Aqui fica mais um exercício. Terão de aplicar palavras como este ou aquele para completar um diálogo.

Xutos & Pontapés - Minha Casinha [Restelo 30 Anos (2009)]

Letra da música "A minha casinha"


As saudades que eu já tinha
Da minha alegre casinha
Tão modesta quanto eu.

Meu deus como é bom morar
Modesto primeiro andar
A contar vindo do céu.

Os tipos de casa / As divisões da casa e as actividades


As divisões da casa e as actividades

Apresentam-se, a seguir, alguns textos escritos pelos alunos para pôr em prática o vocabulário aprendido e/ou aperfeiçoado nas aulas.



Na minha casa, há uma pequena cozinha. A sala de estar é também a sala de jantar.
A minha cozinha é especial. Eu estou sempre lá fora e à volta de casa. Alí está a entrada. Quando chove é muito difícil.

Íris Lucht
eeeeeeeeee

O meu apartamento
Eu vou à casa de banho, lavo as mães e ponho creme nas mãos. Ao lado da casa de banho está um quarto com a cama e o guarda-roupa.
A minha televisão está na sala com um sofá, a mesa e uma estante com livros.
Meu marido está sentado no escritório e trabalha no computador.
A minha filha cozinha sopa na cozinha. Eu lavo a loiça, separo os ovos e lavo a alface.
Rita Limmer
eeeeeeeeee


A minha casa tem uma cozinha e eu faço muitas vezes bolos. Tenho igualmente três quartos, uma pequena sala de estar para ver a televisão e uma casa de banho.
Eu faço a limpeza cada dois dias. Tenho um quintal e à frente do meu quintal está o pomar do meu senhorio e eu vou apanhar laranjas para fazer o sumo da manhã.
Muriel Schellens

Na minha casa, há uma pequena cozinha. A sala de estar é também a sala de jantar. A minha cozinha é especial. Eu estou sempre lá fora e à volta de casa. Alí está a entrada. Quando chove é muito difícil.

eeeeeeeeee

Na sala de estar, as pequenas crianças gostam de jogar, mas os irmãos mais velhos querem tocar música. Eles podem discutir o problema com os pais na sala de jantar durante a refeição. A mãe prepara o jantar e fala com todos na cozinha.
Violaine Roussies
eeeeeeeeee

Na minha casa tenho painéis solares para o aquecimento do chão. Realmente, só uso este para a casa de banho, porque a lareira da nossa sala de jantar é suficiente para o aquecimento do resto da casa.
No exterior da casa, tenho muitas ervas daninhas. No entanto, não percebo por que se chamam daninhas, porque ervas daninhas são bonitas também.
o escritório é o centro nervoso da casa. Daqui, estamos em contacto com o mundo e organizamos a nossa vida. sem o computador e o telefone, a vida é quase impossível.

Look  Hulshoff Poe
eeeeeeeeee

A minha casa é de madeira e tem uma cozinha, uma casa de banho, um quarto de dormir e uma despensa. Esta casa não é muito grande, mas eu gosto muito dela. A casa está situada no centro do terreno, com árvores de fruto, por exemplo, as laranjas, as tangerinas, as ameixas…
Conrad Aalbregt e Leida Aalbregt-Graus
eeeeeeeeee


A nossa casa foi construída em mil novencentos e setente a cinco. tem uma nora e reservas para a irrigação do nosso pomar e da nossa horta.
as casa tem três quartos, sala de estar, sala de estudo, uma cozinha antiga, casa de banho, sala com televisão, uma varanda virada para leste e uma estufa a oeste.
Klas Roos
eeeeeeeeee

A minha casa é grande e tem um jardim com muitas flores e árvores. A vida em Portugal é muito boa. Eu vivo em Quelfes com a minha mulher e filho há três anos.
Na sala de estar, nós vemos televisão, ouvimos música, lemos um bom livro junto à lareira numa boa cadeira.
Jack Pfennings
eeeeeeeeee

Na sala de jantar, eu janto com os meus amigos. Na sala de estar, eu vejo televisão. Na casa de banho, tomamos um duche e um banho.
O meu jardim é muito grande. Nós não temos animais em casa.
Coleta Pfennings